Ele é uma proteção para empresas e profissionais, tais como médicos, dentistas, veterinários, enfermeiros, pois permite que cuidem de seus pacientes com mais tranquilidade, tendo como objetivo cobrir danos corporais ou materiais que forem causados sem intenção, de forma involuntária, negligência, imperícia ou imprudência.
Irá garantir os custos de defesa e indenizações em processos judiciais, caso seja responsabilizado por danos causados a terceiros, em decorrência do exercício da profissão.
O seguro de responsabilidade civil profissional pode ser obrigatório em algumas profissões, mas mesmo quando não é obrigatório, muitos profissionais optam por tê-lo como medida de precaução. Isso ajuda a proteger a reputação do profissional e garante que ele possa continuar exercendo sua atividade mesmo em situações adversas.
O profissional está sujeito a erros básicos, omissões, falhas em processos, perda de prazos, decisões erradas, por isso é importante ter o seguro como garantidor de pagamento de possíveis indenizações.
O Seguro Responsabilidade Civil prevê o reembolso referente a indenizações por danos corporais ou materiais, causados de maneira não intencional a terceiros, nas dependências da empresa ou no local de prestação de serviço.
Cobre os custos de defesa e indenizações, caso a instituição seja processada nas esferas civil, administrativa ou criminal, por terceiros, em decorrência de prática inadequada ou omissão dos profissionais de saúde que atuam em suas dependências.
A imagem da instituição de saúde sofre com a exposição de um caso que repercute negativamente, ainda que, ao fim, seja comprovada a ausência de culpa. Ter recursos financeiros para acionar rapidamente um advogado pode ser decisivo.
O custo para se defender das ações judiciais é alto. E caso a instituição seja demandada judicialmente, será preciso arcar com custos de defesa. Desembolsar essa quantia sem planejamento, pode abalar, e muito, as finanças corporativas.